Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack-social domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u740706829/domains/inversivel.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the broken-link-checker domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u740706829/domains/inversivel.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Coolture 10 dicas pra um shape perfeito - .inversivel
Coolture: 10 dicas pra um shape perfeito
Norbert Buduczki/ Unsplash

10 dicas pra um shape perfeito

Quem não deseja ter um corpo definido, com mais saúde e disposição? Apesar do desejo, conseguir o shape dos sonhos tem um custo e a real é que nem todo mundo está a fim ou possui disposição suficiente pra isso. Pra quem prefere correr atrás e malhar, ao invés ficar pagando madeirinha ou apenas no sonho, aqui vão 10 dicas bastante úteis pra ganhar mais massa e conquistar o shape perfeito.

1) Aumentar o peso progressivamente

Como nosso corpo funciona por estímulos, um esforço crescente nos treinos lhe ajuda a ir se acostumando ao processo. Pra isso, uma boa tática é aumentar a carga dos pesos durante as repetições dos exercícios, até não conseguir continuar, indo até à falha.

Isso fará os músculos se desenvolverem com mais eficiência, pois continuarão sendo estimulados. Treinar com peso ajuda na definição dos músculos, principalmente na resistência física, mas pra isso é necessário um aumento gradativo ou no número de repetições.

2) Repetir de 8 a 12 vezes

Repetições de 3 a 6 vezes aumentam a força, de 8 a 10 fazem os músculos se desenvolver e de 15 a 20 estimulam o crescimento muscular. Mas como não é recomendado forçar muito os músculos – ainda mais com uma carga maior – então de 8 a 12 repetições é o suficiente.

3) Fazer de seis a nove exercícios

Pra estimular o crescimento dos músculos faça de 6 a 9 exercícios pra cada grupo muscular, como pernas, braços, ombros, costas, etc. Lembrando que o tempo total do treino não deve ultrapassar 45 minutos, se não podem ser liberados hormônios catabólicos que destroem o tecido muscular.

Fazendo 9 exercício, com as devidas repetições diariamente, e respeitando cada grupo muscular, você conseguirá fazer o treino durar o tempo necessário.

Brooke Lark/ Unsplash

4) Aumentar a ingestão de proteína

A ingestão de proteínas é essencial na recuperação e no reparo do tecido muscular, mas sem exagero. Pra saber a quantidade ideal a ser ingerida, deve-se utilizar 1 grama de proteína por cada 500 gramas de peso corporal.

Sendo assim, alguém com 80 quilos, por exemplo, deverá ingerir 160 gramas de proteína diárias. A fonte preferencial deverá ser carnes brancas, peixe, aveia, arroz, batata, ovos, queijo, marisco, tofu, frutos secos, nozes, amêndoas, sementes e, em último caso, suplementos proteicos.

5) Ingerir gorduras saudáveis

A ingestão de gorduras aumenta o sistema anabólico hormonal no corpo, como a testosterona – responsável pelo crescimento e nível de insulina. Há pessoas que optam por esteroides anabólicos, mas é possível conseguir uma dieta de crescimento baseada em alimentos que contenham gorduras saudáveis.

Alguns desses alimentos, são azeite extra-virgem, óleo de noz, leite de coco, iogurte natural, abacate, queijo de cabra, queijo ricota, manteiga de amendoim. Bem como, amêndoas e nozes, chocolate preto e peixes gordos como sardinha, salmão e truta.

6) Manter-se hidratado

O corpo necessita de um nível de hidratação elevado, da mesma forma os músculos, compostos por uma grande percentagem do líquido necessitam de ingestão frequente de água e outros líquidos.

O chá de pau de Cabinda com Ginseng, ajuda a hidratar e a repor a energia. Mas pra manter os níveis equilibrados, o ideal é beber de 8 a 12 copos (200 ml) de água por dia.

7) Comer bastante e bem

Os músculos necessitam da alimentação pra reparar as microlesões e ganhar volume. Mas isso não deve ocorrer através de uma dieta rica em gorduras saturadas ou pouco saudável.

Aumentar a quantidade ingerida, não significa diminuir a qualidade, pra isso consuma proteínas, como carnes brancas e peixes gordos, legumes e cereais, como massas, pão de cereais, lentilhas, feijão. Todo tipo de leguminosas e frutas, como abacate, manga, uvas, banana, alperces e frutos vermelhos.

Anastase Maragos/ Unsplash

8) Diminuir o treino cardio

O excesso de treino cardiovascular aumenta a libertação de hormônios catabólicas, levando à destruição do tecido muscular. Por isso, se o desejo é o aumento de massa muscular, deve-se diminuir o cardio e aumentar a musculação.

Já se a intenção for a queima de gordura, o ideal é fazer o cardio imediatamente após a musculação, com um treino intensivo de, no máximo, 20 minutos.

9) Dormir

O descanso é fundamental pro aumento da massa muscular, pois é durante esse intervalo que o músculo cresce – não durante a malhação. Quando se está em sono profundo é liberado o hormônio do crescimento.

Enquanto dormimos, há um aumento da corrente sanguínea e essa atividade eleva o transporte de nutrientes pro músculo poder se reparar. Assim, descansar, e acima de tudo dormir bem, é fundamental.

10) Relaxar

Quando se está estressado – entre outros efeitos – ocorre a liberação do cortisol, que resulta num desgaste muscular negativo. Além do que, estar relaxado aumenta a disposição e nos faz ter boas atitudes, fundamentais pra alcançar nossos objetivos.

Pra expandir a mente

Mente explodindo

Se essa lista despertou sua vontade de entender mais sobre o assunto e ver mais dicas, adquira os livros que separei, assim, além de você ficar monstrão 💪🏻 em força e conhecimento ainda ajuda o blog!👌🏻

Manual de musculação: Uma abordagem teórico-prática do treinamento de força – Esse livro busca apresentar e ampliar, tanto ao praticante iniciante como fisiculturista, temas comuns da musculação. Esclarecendo como um treinamento estruturado, com base em nutrição adequada, análise cardiovascular e programas de treino, traz benefícios pra sua forma física.

Musculação. Anabolismo Total – Nesse, o autor abrange os principais aspectos da complexidade do treinamento com pesos pra quem deseja obter resultados sólidos, discutindo sobre o crescimento muscular. Além de revisar importantes aspectos dos fundamentos fisiológicos determinantes no aumento da força e massa muscular.

Musculação: Como alcançar seus objetivos rapidamente – Com o intuito de desvendar alguns dos maiores segredos do treinamento físico e do aumento de massa muscular, definição corporal e emagrecimento; os temas são abordados de forma simples, agradável e com exemplos práticos.

Ósculos e amplexos,

Receba histórias fresquinhas
Inscreva-se pra receber novas postagens assim que saírem do forno