Hitech: 10 dicas pra não adoecer com o computador
Cookie the Pom/ Unsplash

10 dicas pra não adoecer com o computador

Não é surpresa a onipresença da informática em nossas vidas e um dos dispositivos mais completos e versáteis continua a ser o computador (desktop, notebook/ laptop), tanto que é a escolhe no ambiente profissional. Mas seu uso exige alguns cuidados, afinal, um descuido, posição errada ou uso relaxado pode comprometer a saúde.

1) Postura da coluna

Procure apoiar a coluna na cadeira de forma pra que ela descanse no encosto. Não é necessário forçá-la, basta ter um bom apoio, pra isso estufe o peito, mantendo a parte superior e a lombar encostada, deixando uma lacuna no meio.

2) Posição dos pés

Eles devem estar apoiados no chão, se não o peso do corpo dependerá apenas da coluna. Nada de deixá-los cruzados, numa posição mais relaxada ou os esticar como se fosse dormir – se esse é o desejo, o melhor é ir pra cama.

Outro ponto é que os pés não devem estar na mesma linha dos joelhos, mas projetados pra frente e firmados no chão.

3) Enquanto digita

As mãos devem permanecer na mesma altura dos cotovelos, deixando o peso do braço equilibrado. Um teclado ergonômico ajuda nessa tarefa, já que possui design com apoio pras mãos – adquirir um descanso de pulso também ajuda.

Uma dica econômica e funcional é afastar o teclado cerca de 20 a 30 centímetros, assim os braços ganham um espaço extra de apoio, facilitando a posição correta sem gastos.

Christin Hume/ Unsplash

4) Movimente as mãos

O que deve ficar apoiado, ao digitar, são os pulsos, não as mãos, evite deixá-las paradas no teclado. Movimentar apenas os dedos pode gerar tendinite, que nada mais é do que a inflamação do tendão devido ao excesso de repetições de um movimento.

Tendinite não é exclusiva do computador, mas o aumento do dispositivo agravou-a como doença ocupacional. Em parte, a culpa se dá pelo formato que os teclados são construídos, algo que não ocorria antigamente.

Teclas da máquina de escrever, obrigavam o movimento dos dedos, mãos e até dos braços, assim os tendões não se lesionavam pelo esforço repetitivo. Como os teclados atuais são pensados em ocupar menos espaço, então, precisamos mudar a forma que usamos o mesmo, pra evitar lesões.

5) Uso do mouse

Seguindo a mesma ideia do teclado, ao invés de movimentar apenas a mão, deve-se mexer todo o braço, pra que a pressão seja distribuída por igual, ao invés de sobrecarregar o tendão.

6) Cuidado com a visão

A tela deve estar a 50 centímetros de distância do corpo, uma distância maior pode forçar a inclinação do corpo, deixando a coluna torta. Também é importante que ele fique regulado numa altura confortável, sem precisar abaixar a cabeça ou olhar pra acima.

7) Iluminação correta

Evite ficar em frente da janela pra luz não vir direto no rosto ou sentar contra ela pro monitor não refletir a iluminação de fora. Prefira telas com baixo índice de reflexão, como LCD, porque cansam menos as vistas.

Pra evitar forçar a retina a iluminação do ambiente deve ser equilibrada. A pupila dilata de acordo com a quantidade de luz total, não conforme o objeto mais brilhante, assim, apagar as luzes pode ser prejudicial ao longo do tempo, já que os olhos receberão luz em excesso do monitor.

Thought Catalog/ Unsplash

8) Movimentando os olhos

Observar algo parado por muito tempo pode fazer os olhos relaxarem e piscarem menos que o normal, deixando os olhos sem lubrificação. Por isso, se as vistas começarem a arder, como se estivessem com areia, é porque precisam de uma pausa, então, se afaste do computador e faça compressa de três minutos com água gelada.

9) Brilho do monitor

A iluminação do monitor deve estar ajustada de acordo com o ambiente, pra possibilitar a leitura sem forçar as vistas. Também é importante adaptar a resolução do mesmo pra exigir menos esforço pra enxergar os conteúdos, do que adianta ganhar espaço em tela se não dá pra ver direito o que é exibido?

10) Musculatura relaxada

Sempre que necessário relaxe os músculos, se alongando e massageando os locais sob tensão a cada 50 minutos. A cada 2 horas é preciso levantar, tomar um gole d’água, ir ao banheiro, descansar ou mesmo comer algum petisco.

A pausa deverá ser de 20 minutos, pra musculatura aliviar a tensão acumulada e os olhos descansarem. Não fazer isso pode resultar em inchaço muscular, dores e vistas cansadas.

Ósculos e amplexos,

Receba histórias fresquinhas
Inscreva-se pra receber novas postagens assim que saírem do forno