Pocando: Nova arma pra exterminar a dengue
Divulgação/ Wikimedia Commons

Nova arma pra exterminar a dengue

No verão, basta descuidar que os casos de dengue retornam com tudo. Isso acontece porque a fêmea do aedes aegypti consegue voar cerca de 200 metros na sombra e gerar até 300 mosquitos durante seu ciclo de vida; exigindo cuidados pra conter sua proliferação que pode ser perigosa e até mortal.

O aumento de casos se dá quando há muitos pneus, pratos de plantas e quaisquer objetos que juntem água parada, já que isso, somado a sombra, os torna ambientes propícios pra criadouros do mosquito. Por isso, pra eliminar o foco e combater as doenças disseminadas por ele, é necessário nosso envolvimento.

Pensando em reduzir a proliferação do inseto, o Instituto de Microbiologia da UFRJ desenvolveu um dispositivo ecologicamente correto, capaz de acabar com os focos da dengue. O mecanismo age no processo mais importante do ciclo de vida do mosquito, interrompendo sua reprodução.

Apesar de possuir alta eficácia sua construção é simples, exigindo pouco tempo, além de ser barata, o que possibilita qualquer pessoa desenvolvê-lo, aumentando a possibilidade de exterminar de vez focos do mosquito. Porém, mesmo com sua praticidade ele só deve ser usado em locais com epidemia do mosquito; utilizar a arma onde sua propagação é baixa pode atrair mais insetos e tornar o local num novo foco do aedes.

HS Dedetizadora/ Divulgação

Ferramentas

  • 1 garrafa PET;
  • 1 lixa de madeira;
  • 1 pedaço de micro tule (véu de noiva);
  • Fita isolante;
  • Tesoura;
  • Anel da tampa da garrafa;
  • Alimento pra larva.

Construção

  • Corte a garrafa ao meio e lixe a parte superior por dentro. Isso é importante porque a superfície áspera aumenta a evaporação, atraindo os insetos.
  • Cubra o bico com o tule, vedando-o com o anel da tampa.
  • Encha a base com água e coloque o alimento pra larva, que pode ser uma bola de ração de gato, três grãos de arroz ou quatro grãos de alpiste triturados.
  • Inverta o bico da garrafa e deixe-o submerso na parte inferior, vedando ambas as partes com fita isolante.
  • A armadilha deve ser colocada num lugar sombreado porque como o mosquito morre ao ser exposto à luz, o dispositivo não terá eficácia.

Pareceu complicado? Então, assista o vídeo abaixo, ele contém o tutorial que ilustra quão fácil e prático é o desenvolvimento dessa mosquiteira.

Funcionamento

A água parada na sombra atrai a fêmea do mosquito que deposita os ovos na parte seca, quando chove eles são carregados pra água pra parte inferior do funil. Ao eclodirem as larvas descem pelo bico da garrafa atrás de alimento, indo pro fundo onde se encontra os nutrientes necessários pra sobreviverem.

Conforme crescem, os mosquitos não conseguem sair porque a garrafa está vedada com fita isolante e a única passagem é pelo tule que possui buracos pequenos demais pra poderem escapar. Assim, acabam morrendo presos e sua proliferação se reduz.

Ósculos e amplexos,

Mishael Mendes Assinatura
Receba histórias fresquinhas
Inscreva-se pra receber novas postagens assim que saírem do forno