Pocando: Panamá x Fedora diferença entre cada um
DISRUPTIVO/ Unsplash

Panamá x Fedora – Gêmeos com jeitos diferentes

Panamá e Fedora são chapéus esteticamente parecidos – não por menos já que um foi baseado no modelo do outro. Ambos são elegantes e, devido à versatilidade, vêm ganhando mais espaço na moda e look da galera.

Procurando esclarecer de vez a diferença entre ambos e acabar com possíveis confusões, além de conhecer suas particularidades, continue lendo a postagem. Assim você vai conhecer melhor cada um deles, saber como surgiram e qual o mais indicado pra cada estação e o que melhor faz o seu estilo.

Panamá

David Werbrouck/ Unsplash

Confeccionado em palha, da planta Carludovica Palmata, o Panamá é tecido em trama fechada, que lhe dá a característica cor clara. De construção leva e fresca, tem uso indicado pra estações mais quentes e amenas, como primavera e verão, além de lugares tropicais, visto que a palha protege a cabeça, sem aquecer demais.

Apesar do nome, o modelo não surgiu ou provém do país situado na América Central – que faz fronteira com o mar do Caribe, a Colômbia e o Oceano Pacífico. Na verdade, ele é fabricado no Equador, principalmente nas cidades de Cuenca e Monte Cristi, de onde vem o material de sua construção.

Ele ganhou esse nome após Theodore Roosevelt, presidente estadunidense, usá-lo durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906. Depois disso o chapéu caiu no gosto e entrou pra moda, entre os homens, até a Segunda Guerra Mundial – atualmente é utilizado durante o verão, tanto por homens como por mulheres.

Fedora

Como escolher o melhor chapéu fedora
Clem Onojeghuo/ Unsplash

No Brasil e na França, também é chamado Borsalino – nome da fábrica italiana de chapéus e acessórios masculinos que produziu seus primeiros modelos – já no Reino Unido é conhecido como trilby.

Fedora foi assim nomeado devido à peça teatral Fédora – nome russo feminino que equivale à Teodora no Brasil – escrita por Victorien Sardau que, em 1898, e fez enorme sucesso após ser transformada em ópera por Umberto Giordano. O engraçado nisso é que, fora o nome, não há nenhuma ligação entre os dois.

Sua confecção se dá em feltro – os primeiros modelos utilizavam pele de coelho como matéria-prima. Por essa razão, seu uso é mais indicado em estações frias, como outono e inverno, já que possui material mais quente.

Com desenho baseado no modelo do Panamá, acabou se tornando referência, assim, chapéus com a copa em formato de C – uma depressão na parte central – acaba sendo chamado Fedora.

Ele ficou conhecido após ser largamente usado no cinema, por atores como Humphrey Bogart que o eternizou em Casablanca (1942), Relíquia Macabra (1941) e outros filmes dos quais participou. O modelo era usado tanto pra definir o estereótipo de gangsters como de detetives, dando um ar de elegância e mistério.

O chapéu ainda aparece nos filme franceses Borsalino (1970), e Borsalino & Cia (1974), ambos dirigidos por Jacques Déray, situados em Marselha. Também foi usado por Indiana Jones, nos filmes dirigida por Steven Spielberg: Caçadores da Arca Perdida (1981), Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e Indiana Jones,  a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008).

Pra ficar fashion

Pra ficar fashion

Pra ficar na moda ou manter a cabeça refrescada e até fugir do tempo frio com elegância, separei duas peças que vão bem com diferentes combinações de roupas. Ao adquiri-los, além de ficar elegante você ajudará o blog. 😎🤩

Panamá – Modelo unissex branco com faixa preta. Com um estilo original, vai bem em climas tropicais e roupas casuais, casual chique, estilo tie dye e até blazer se a ocasião exigir mais requinte. Disponível em 3 tamanhos, é composto de palha sintética.

Fedora – Sua composição em feltro preto torna esse modelo unissex confortável. Apesar de não ser abafado é próprio pra climas frios ou ser usado a noite em ambientes abertos e dá um toque de charme ao casual chique e ao blazer.

Ósculos e amplexos,

Receba histórias fresquinhas
Inscreva-se pra receber novas postagens assim que saírem do forno