É inegável a influência que o Hip-Hop na música atual, ele praticamente invadiu todos os estilos – Mariah Carey foi a pioneira em unir o Pop com o Hip-Hop – e pensar que tudo começou numa festa de aniversário, no South Bronx, em Nova York, num verão de 11 de agosto de 1973.
O responsável pelo feito foi o irmão da aniversariante, Clive Campbell, mais conhecido como DJ Kool Herc que, mesmo sendo conhecido no meio breakbeat – ele já girava discos em festas entre os sets da banda de seu pai, quando adolescente – foi ali onde teve sua maior platéia e um sistema de som mais potente, não à toa a festa fez um tremendo sucesso e seus beats, criados com o uso de dois discos pra fazer a transição, acabou se tornando um novo estilo que mudou o jeito de fazer música.
Foi o DJ Afrika Bambaataa quem criou o nome Hip-Hop, seis anos depois, quando estabeleceu os 4 principais pilares do movimento cultural: o MCing, responsável pelo Rap, o DJing, que cria os remixes, o B-boying, que dança o Breakdance e também responsável pelo Beatbox e o Graffiti Writing. Daí o movimento ter sua própria forma de se expressar, inclusive por meio da moda, foi um mero detalhe.
Pra comemorar esse dia histórico, o Google lançou um doodle comemorativo. O buscador tem se destacado cada vez ao redesenhar seu logo pra comemorar alguma data especial, mas dessa vez se superou ao criar um doodle interativo tão phoda – talvez o fato de eu ser completamente apaixonado 😍 por música 🎼 tenha elevado minha experiência, mas isso você precisa comprovar por si mesmo! 👌
Ao acessar a página inicial do Google, temos o logo, ao clicar em cima dele começa uma animação e vemos o vídeo abaixo, que conta um pouco da história do nascimento do hip-hop.
Antes de você começar a fazer seus breaking beats o Fab 5 Freddy te dá um tuto, explicando como usar a pick-up, há ainda várias opções de discos, com os quais dá pra criar beats incríveis. 🎚🎶 Cada disco mostra onde a música já foi sampleada.
Confesso que me senti um verdadeiro Disc-Jockey, quem sabe meu futuro não está aí? De música já manjo, quem sabe a sorte não me ajuda e eu fico ricoooooooo!? 😆
Mas enquanto minha carreira musical não começa, dá pra passar brincar bastante, a única coisa chata é que não tem como salvar seus samples ou compartilhá-los – magoou tio Google 😰.
Conforme você trabalha na sua pick-up, alguns cards com outras curiosidades vão sendo liberados, pra vê-los, basta clicar na taça dourada, assim você aprende um pouco mais sobre essa cultura fantástica! Caso não saiba o que precisa fazer pra liberar os cards, é só clicar na taça que ele mostrada o que precisa ser feito pra liberá-los.
Caso o doodle não esteja mais disponível acesse aqui a versão em inglês, aproveite que ela tem mais discos pra samplear, depois diz aí o que achou. Espero que você se divirta tanto quanto eu! 😉
Ósculos e amplexos,
Autor de Interrompido – A curva no vale da sombra da morte, é um cara apaixonado total por música, se deixar não faz nada sem uma boa trilha sonora. Bota em suas histórias um pouco de seus amores e do que sua visão inversível o permite enxergar da vida.