Não é surpresa a onipresença da informática em nossas vidas e um dos dispositivos mais completos e versáteis continua a ser o computador (desktop, notebook/ laptop), tanto que é a escolhe no ambiente profissional. Mas seu uso exige alguns cuidados, afinal, um descuido, posição errada ou uso relaxado pode comprometer a saúde.
1) Postura da coluna
Procure apoiar a coluna na cadeira de forma pra que ela descanse no encosto. Não é necessário forçá-la, basta ter um bom apoio, pra isso estufe o peito, mantendo a parte superior e a lombar encostada, deixando uma lacuna no meio.
2) Posição dos pés
Eles devem estar apoiados no chão, se não o peso do corpo dependerá apenas da coluna. Nada de deixá-los cruzados, numa posição mais relaxada ou os esticar como se fosse dormir – se esse é o desejo, o melhor é ir pra cama.
Outro ponto é que os pés não devem estar na mesma linha dos joelhos, mas projetados pra frente e firmados no chão.
3) Enquanto digita
As mãos devem permanecer na mesma altura dos cotovelos, deixando o peso do braço equilibrado. Um teclado ergonômico ajuda nessa tarefa, já que possui design com apoio pras mãos – adquirir um descanso de pulso também ajuda.
Uma dica econômica e funcional é afastar o teclado cerca de 20 a 30 centímetros, assim os braços ganham um espaço extra de apoio, facilitando a posição correta sem gastos.
4) Movimente as mãos
O que deve ficar apoiado, ao digitar, são os pulsos, não as mãos, evite deixá-las paradas no teclado. Movimentar apenas os dedos pode gerar tendinite, que nada mais é do que a inflamação do tendão devido ao excesso de repetições de um movimento.
Tendinite não é exclusiva do computador, mas o aumento do dispositivo agravou-a como doença ocupacional. Em parte, a culpa se dá pelo formato que os teclados são construídos, algo que não ocorria antigamente.
Teclas da máquina de escrever, obrigavam o movimento dos dedos, mãos e até dos braços, assim os tendões não se lesionavam pelo esforço repetitivo. Como os teclados atuais são pensados em ocupar menos espaço, então, precisamos mudar a forma que usamos o mesmo, pra evitar lesões.
5) Uso do mouse
Seguindo a mesma ideia do teclado, ao invés de movimentar apenas a mão, deve-se mexer todo o braço, pra que a pressão seja distribuída por igual, ao invés de sobrecarregar o tendão.
6) Cuidado com a visão
A tela deve estar a 50 centímetros de distância do corpo, uma distância maior pode forçar a inclinação do corpo, deixando a coluna torta. Também é importante que ele fique regulado numa altura confortável, sem precisar abaixar a cabeça ou olhar pra acima.
7) Iluminação correta
Evite ficar em frente da janela pra luz não vir direto no rosto ou sentar contra ela pro monitor não refletir a iluminação de fora. Prefira telas com baixo índice de reflexão, como LCD, porque cansam menos as vistas.
Pra evitar forçar a retina a iluminação do ambiente deve ser equilibrada. A pupila dilata de acordo com a quantidade de luz total, não conforme o objeto mais brilhante, assim, apagar as luzes pode ser prejudicial ao longo do tempo, já que os olhos receberão luz em excesso do monitor.
8) Movimentando os olhos
Observar algo parado por muito tempo pode fazer os olhos relaxarem e piscarem menos que o normal, deixando os olhos sem lubrificação. Por isso, se as vistas começarem a arder, como se estivessem com areia, é porque precisam de uma pausa, então, se afaste do computador e faça compressa de três minutos com água gelada.
9) Brilho do monitor
A iluminação do monitor deve estar ajustada de acordo com o ambiente, pra possibilitar a leitura sem forçar as vistas. Também é importante adaptar a resolução do mesmo pra exigir menos esforço pra enxergar os conteúdos, do que adianta ganhar espaço em tela se não dá pra ver direito o que é exibido?
10) Musculatura relaxada
Sempre que necessário relaxe os músculos, se alongando e massageando os locais sob tensão a cada 50 minutos. A cada 2 horas é preciso levantar, tomar um gole d’água, ir ao banheiro, descansar ou mesmo comer algum petisco.
A pausa deverá ser de 20 minutos, pra musculatura aliviar a tensão acumulada e os olhos descansarem. Não fazer isso pode resultar em inchaço muscular, dores e vistas cansadas.
Ósculos e amplexos,
Autor de Interrompido – A curva no vale da sombra da morte, é um cara apaixonado total por música, se deixar não faz nada sem uma boa trilha sonora. Bota em suas histórias um pouco de seus amores e do que sua visão inversível o permite enxergar da vida.