Poesificando: Seus olhos revelam tanto sobre você
Harry Quan/ Unsplash

Seus olhos revelam tanto sobre você

Seus olhos, parece que os vejo vazar;
Das pedras azuis, brota mar que me
Carrega pela extensão do frio noturno.

Ondas me envolvem, na contemplação,
Entre o balançar, surge desejo de te ter,
Congelo, me pondo apenas a admirar.

Vastidão de luz que vem em direção a mim.
Ali me perco, também posso me achar,
Na calmaria a transbordar dos olhos teus.

Olhos que revelam mais que os lábios,
Contando de uma alma que tanto sofreu,
Quanta história se proteja em seu brilho.

A profundidade nesse olhar carregado
De um pesar me quebra por inteiro.
Olhos a trazer o fardo da despedida.

A beleza em seus olhos
Alex Perez/ Unsplash

Beleza incomum em contrária constante,
Luzem estrelas da profundidade do oceano;
As vejo reluzir o quanto podem de azul,

Lançando por terra, estrelas do meu céu,
Removem a órbita de ambos os luminares
Até os desfazer em água e espuma do mar.

Distante os vejo, sozinhos agora, estão.
Expurgando a dor de um amor partido,
Que ao invés de alívio, lhes causou dor.

Ainda que eu deseje socorrer esses olhos,
A distância erguida isso me proíbe fazer,
Deixando restar a tristeza da observação.


#papolivre

Segundo a sabedoria pop, “os olhos são as janelas da alma”, afinal, é pelos olhos que a alma espia a vida. Através da visão que orbita nosso rosto é possível enxergar o lado de fora, além de revelar o que existe em nós. Como periféricos de entrada e saída, os olhos não apenas enviam informações pra serem processadas pelo cérebro, também imprimem o que acontece por lá, por meio de reflexos ou movimentos.

Eles revelam verdades ocultas, sentimentos discretos e a luz em cada um de nós [Mateus 6.22-23]. Como os olhos são a única parte do cérebro exposta ao mundo, eles tornam possível ler emoções, e chegar o mais próximo de tocar a alma.

Pra entender o que os olhos dizem, não é preciso ser especialista, apenas observar seus sinais, como o olhar que não se sustenta numa conversa, que pode significar mentira ou timidez; se há desejo, quando não se desgruda os olhos; ou paixão, quando as pupilas dilatam, mesmo na claridade – esse efeito é abordado no artigo “Não faça como Romeu e Julieta“.

Se é possível ler a felicidade saltando nos olhos, ou a tristeza a roubar o brilho de alguém, também dá pra diagnosticar doenças, problemas passados e futuros, até padrões comportamentais. Dessa forma, mesmo que a boca diga o contrário, os olhos vão falar o que se passa no interior, mas o que fazer com esse conhecimento? Devemos ou não ignorar o sofrimento que se mostra visível? É certo fazer algo mesmo quando a pessoa não deseja ajuda?

Por mais que doa saber que quem gostamos está mal, ainda que não confesse, é preciso a pessoa querer, não adianta agir pelo temporal de emoções. Às vezes o que se faz necessário é deixar o tempo correr em sua própria velocidade. Pode ser que tudo que ela necessite seja um momento pra juntar o que sobrou e se refazer, ou apenas de companhia, onde a segurança da presença torna as palavras desnecessárias. Até mesmo a distância pode ser útil, caso a dor seja grande demais pra ser expurgada.

Nesses momentos, ainda que seja tentador oferecer nosso amor ao crush quando lhe vemos sofrer, isso não é uma boa e pode dar ruim – o motivo você pode ver no artigo “Vivendo sentimentos reciclados“. Pra evitar isso, o melhor é se mostrar disponível e deixar o tempo agir.

Ósculos e amplexos,

Receba histórias fresquinhas
Inscreva-se pra receber novas postagens assim que saírem do forno